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Histórico

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Publicado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 10h38 | Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 13h27 | Acessos: 678

Passado

A história do 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) remonta ao surgimento da Aviação Militar Brasileira com a inauguração oficial da Escola de Aviação Militar, em 10 de julho de 1919, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, com a missão de preparar pilotos, observadores, mecânicos e operários especialistas.

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A Aviação Militar do Exército implementou diversas inovações que alavancaram o desenvolvimento da aviação militar no Brasil. Dentre as inovações, destaca-se a autorização para o estabelecimento do Núcleo do 3º Regimento de Aviação do Exército, em Santa Maria-RS, no ano de 1933.

Em 29 de março de 1933, foi ativado o 3º Regimento de Aviação do Exército, cujo primeiro comandante foi o Primeiro Tenente de Aviação Clóvis Monteiro Travassos.

O 3º BAvEx

Passaram a equipar o 3º Regimento de Aviação, no dia 14 de março de 1934, as seguintes aeronaves: dois Vought Corsair, um Waco CSO, um Waco CTO e seis aviões Curtiss Falcon.

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Em 1937, o 3° Regimento de Aviação do Exército foi transferido para Canoas-RS, ocupando o local onde hoje se encontra o Quartel General do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR).

Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, a Aviação Militar do Exército uniu-se a Aviação Naval, formando a Força Aérea Brasileira, desta forma, todo o acervo de pessoal e material do 3º RAv foi incorporado à FAB em 22 de maio de 1941.

Em 24 de março de 1947, o então Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra, extinguiu os Regimentos de Aviação por meio do Decreto Nr 22.802, dando fim a saga do 3º RAv.

Criado em 17 Agosto de 1993, na cidade de Taubaté-SP, onde permaneceu até o ano de 2010, o 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) é uma das Organizações Militares mais operacionais do Exército Brasileiro. O "Batalhão Pantera", como é conhecido, foi incumbido da missão de voar e operar as aeronaves do modelo AS 365 K Panther, que recebeu o indicativo de “Helicóptero de Manobra – 01”, ou simplesmente HM-1 Pantera. Após alguns anos, a Unidade Aérea passou a utilizar, também, as aeronaves AS 550 A2 Fennec, com o indicativo “Helicóptero de Ataque - 01” ou HA-1 Fennec.

Ao longo dos anos, o Batalhão cumpriu inúmeras missões aéreas, todas no mais alto grau de segurança e abnegação. O Batalhão realiza, anualmente, centenas de missões aéreas que se destacam pela complexidade e grau de dificuldade, exigindo, dos militares da Unidade, uma perfeita sintonia e camaradagem para o bom andamento e sucesso das operações.

A primeira e, por conta disto, mais complexa missão aérea do 3º BAvEx, ocorreu no dia 11 de março de 1994, no Estado do Paraná, especificamente na ilha de Superagüi. Apoiando a Empresa SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), o Batalhão Pantera içou e posicionou, no alto de um morro, um reservatório d’água de 25.000 litros. Graças ao esforço e dedicação dos militares da Unidade, mais de 2300 moradores da ilha, na época, passaram a receber água limpa e tratada em suas casas. A operação  vestiu-se de muita cautela e precisão pois qualquer erro poderia gerar graves conseqüências.

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A Unidade Aérea é empregada em missões de cunho especificamente militar e participa, anualmente, dos exercícios militares das Grandes Unidades e Grandes Comandos do Exército. Atua, também, em diversas atividades de caráter comunitário e de ações em conjunto com órgãos públicos.

Atualidade

bandeira cg

 

Anteriormente localizado na cidade de Taubaté - SP, a sede do 3º BAvEx foi alterada para a cidade de Campo Grande - MS, por meio da Portaria 268 do Comandante do Exército, de 25 de abril de 2008, passando a atuar junto ao Comando Militar do Oeste (CMO). A transferência do Batalhão Pantera se iniciou em janeiro de 2009, com a ativação de um destacamento que, contando com 6 aeronaves HA-1 Fennec e um efetivo de 90 militares especialistas em aviação, se estabeleceu em local próximo ao aeroporto de Campo Grande, onde se iniciaram as obras para a instalação física da Unidade. A conclusão da transferência da OM para a nova sede ocorreu gradativamente durante os anos seguintes. Terminado este processo, todo o efetivo de aproximadamente 350 militares e os 16 helicópteros ja estavam em condições de operar em prol do CMO.

historico futuro 2

No dia 13 de fevereiro de 2009, o 3º BAvEx cumpriu sua primeira missão externa, com uma aeronave Fennec, ao transportar o General-de-Exército Enzo Martins Peri, então Comandante do Exército Brasileiro, e o General-de-Exército Rui Alves Catão, então Comandante Militar do Oeste, rumo ao 17º Batalhão de Fronteira (17º B Fron), na cidade de Corumbá, retornando para Campo Grande no dia 14 de fevereiro de 2009.

O Batalhão Pantera encontra-se, atualmente, com a segunda fase de obras finalizada, estando concluídas as seguintes instalações: Parte central do pátio de estacionamento de aeronaves, um prédio de alojamentos, o refeitório, a via de acesso principal, o heliponto principal e o Pavilhão de Comando.

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